Inscrições da Uneb


UNEB abre inscrições para mestrado profissional inédito no Nordeste

Publicada em: 

A UNEB abriu no dia 06/06 as inscrições para a primeira turma do mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec). 
A pós-graduação stricto sensu, vinculada ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador, está disponibilizando 50 vagas para as áreas de concentração em gestão da educação e redes sociais, e processos tecnológicos e redes sociais. Podem concorrer às vagas bacharéis, licenciados e tecnólogos de qualquer área do conhecimento.
De acordo com o professor Ivan Novaes, coordenador do curso, oferecido gratuitamente, existe uma grande expectativa da comunidade acadêmica do país depositada nesse mestrado da UNEB.
“No fórum regional de pró-reitores de pós-graduação (realizado no último mês de maio, em Fortaleza), foi feita uma menção sobre o nosso curso se tornar referência em mestrados profissionais de educação, ainda mais por ser o primeiro do Nordeste nessa área”, lembra Ivan.
O coordenador comentou sobre o entusiasmo demonstrado no mestrado por uma representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em visita à universidade, e o apoio que tem recebido da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e da direção do DEDC.
“Essa pós-graduação é uma experiência inovadora para todos nós, e pode preencher uma importante lacuna de docentes na rede pública”, enfatiza o pró-reitor José Cláudio Rocha (PPG).
As inscrições, com taxa de R$ 150, estão sendo efetuadas até o dia 30, das 9h às 16h, na secretaria da pós-graduação. Os interessados devem apresentar o formulário de inscrição e os demais documentos exigidos em edital. Há também a opção de enviar a documentação pelos Correios (via Sedex).
A seleção consta de análise do currículo lattes e da proposta de trabalho (projeto de intervenção, de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento técnico e tecnológico), e entrevista. O resultado final será conhecido no dia 8 de agosto.
O mestrado profissional, diferentemente do acadêmico, tem como uma de suas características o estabelecimento de parcerias com diversas instituições.
“Essas parcerias, recomendadas pela Capes, funcionam na prática como uma troca de experiências profissionais”, comenta Ivan Novaes.
O coordenador explica ainda que o mestrado profissional é mais amplo que o acadêmico, pois, além de formar professores, prepara-os para a prática profissional.
“É por essa característica que ao final do mestrado os estudantes têm um número maior de opções para a realização do trabalho final, que incluem desde a tradicional dissertação até o desenvolvimento de produtos, programas de mídia e softwares”, completa o docente.
O mestrado da UNEB tem como parceiros o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria estadual da Educação (SEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e a Faculdade Nobre (FAN), de Feira de Santana.
Esses convênios, segundo Ivan, não se dão somente por financiamento direto: “Podem ocorrer também por meio de projetos para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, grupos de pesquisa e para a realização de eventos científicos”. Informações: Gestec — tel. (71) 3117-5311.